Pesquisar

Entrar

Jooble

Emprego em Portugal
YouCMSAndBlog Module Generator Wizard Plugin
YouCMSAndBlog Module Generator Wizard Plugin
YouCMSAndBlog Module Generator Wizard Plugin

Anuncios


Designed by:
SiteGround web hosting Joomla Templates
Novo Referencial de Formação Pedagógica Inicial de Formadores PDF Versão para impressão Enviar por E-mail
Escrito por Joao Almeida   
Sábado, 13 Outubro 2012 12:27

Encontra-se disponível no portal do IEFP o novo referencial de Formação Pedagógica Inicial de Formadores, que deverá ser utilizado pelas entidades formadoras certificadas, que pretendam solicitar a autorização de funcionamento dos respetivos cursos.

Na sequência da publicação da Portaria n.º 214/2011, de 30 de maio, que estabelece o regime da formação e certificação de competências pedagógicas dos formadores, que desenvolvem a sua atividade no âmbito do Sistema Nacional de Qualificações (SNQ), o IEFP produziu o novo referencial de formação, cujo desenvolvimento passa a dar acesso ao Certificado de Competências Pedagógicas (CCP).

 

O referido referencial, com uma duração total de 90 horas, encontra-se organizado em módulos de 10 horas, e contempla as dimensões pedagógica, organizacional, prática, deontológica e ética, visando responder à evolução e à multidisciplinaridade associada ao desempenho da atividade de formador.

As entidades formadoras certificadas, que pretendam solicitar a autorização de funcionamento dos respetivos cursos, devem fazê-lo com base neste novo referencial.

 

 

NOTA: Este referencial define o trabalho do/a formador/a como sendo uma actividade profissional e não uma profissão. Tínhamos publicado precedentemente uma artigo de opinião tirado dum forum, devidamente identificado com o nome do autor. Mas devido a interesses que tem movido infelizmente a nossa profissão, onde cada um está mais preocupado com seu umbigo que com o futuro da profissão. Tivemos de retirar-lo.

Mas não deixam de serem validas as considerações apontadas que esta distinção entre actividade profissional e profissão é uma forma de retirar aos formadores o direito de ser reconhecidos com um ramo profissional. Por isso esquecemos esses interesses sem fundamento e preocupemos em defender a classe, ou senão um dia já ninguém saberá o que é ser formador!

atualizado em Sábado, 13 Outubro 2012 13:05