Pesquisar

Entrar

Jooble

Emprego em Portugal
YouCMSAndBlog Module Generator Wizard Plugin
YouCMSAndBlog Module Generator Wizard Plugin
YouCMSAndBlog Module Generator Wizard Plugin

Anuncios


Designed by:
SiteGround web hosting Joomla Templates
O fim das Novas Oportunidades PDF Versão para impressão Enviar por E-mail
Segunda, 21 Maio 2012 14:33

O fim das Novas Oportunidades era um das promessas eleitorais deste governo. Foi encomendado um estudo ao Instituto Superior Técnico para validar a promessa eleitoral e ontem foi divulgado. Concluiu-se que o impacto do processo de reconhecimento, validação e certificação de competências nas condições de emprego e remuneração "é muito reduzido",

 

só tendo algum impacto na probabilidade de arranjar emprego se for associada a formações complementares. Já em relação aos cursos de educação e formação de adultos, outra das vertentes das Novas Oportunidades, as conclusões apontam para um aumento da probabilidade de emprego de 14% e também para uma ligeira subida nas remunerações.

 

Segundo a secretária de Estado do Ensino Básico e Secundário, Isabel Leite, as Novas Oportunidades custaram ao Estado 1800 milhões de euros nos últimos seis anos, tendo mais de 400 mil adultos conseguido 1 diploma de ensino básico ou secundário.

Afinal nem tudo era mau nas Novas Oportunidades. O Governo vai agora apostar mais nos cursos de dupla certificação (formação simultaneamente escolar e profissional) e ainda nas formações de curta duração, deixando cair o reconhecimento e validação de competências. Para além disso apostam no regresso do ensino recorrente, já a partir do próximo ano lectivo, para a conclusão do ensino secundário.

atualizado em Segunda, 21 Maio 2012 14:38