Pesquisar

Entrar

Jooble

Emprego em Portugal
YouCMSAndBlog Module Generator Wizard Plugin
YouCMSAndBlog Module Generator Wizard Plugin
YouCMSAndBlog Module Generator Wizard Plugin

Anuncios


Designed by:
SiteGround web hosting Joomla Templates
Quatro mil empresários participam em acções de formação profissional PDF Versão para impressão Enviar por E-mail
Sexta, 17 Setembro 2010 09:31

Mais de 4.000 empresários iniciam este mês acções de formação, na primeira fase de um programa destinado a Pequenas e Médias e Empresas (PME) e que envolve um financiamento público na ordem dos 19,3 milhões de euros. Os empresários que concluam estas ações de formação profissional poderão ter prioridade no acesso a programas destinados a PME, de acordo com o regulamento da iniciativa.

As candidaturas aprovadas até agora (134), de acordo com os dados do Ministério do Trabalho, envolvem um total de 4.138 empresários de PME, concentrados sobretudo no Norte (2.162), mas também no Centro (1.531), Alentejo (240) e Algarve (204).

A medida insere-se no âmbito da Iniciativa Formação para Empresários, cujas regras foram publicadas em Diário da República a 29 de março.

Segundo o diploma, a iniciativa é dirigida a empresários cujas empresas empreguem um número de trabalhadores inferior ou igual a 100 e fica em vigor até junho de 2011.

Estas, segundo o documento, poderão "ter prioridade no acesso a programas destinados a micro e PME ou a empresários de micro e PME, nos termos a definir em cada caso".

De acordo com a informação divulgada pelo Ministério do Trabalho, na altura do lançamento do programa, a iniciativa Formação para Empresários irá abranger cerca de 5.000 formandos e representar um investimento de 12 milhões de euros da parte do Estado.

Para aceder ao programa, as empresas devem, entre outros requisitos, encontrar-se constituídas e devidamente registadas, dispor de contabilidade organizada e ter regularizada a sua situação, em matéria de impostos e de contribuições para a segurança social.

A formação de competências em gestão subdivide-se em dois níveis, o base e o avançado, sendo este último dirigido a empresários que sejam detentores de, no mínimo, habilitação correspondente ao nível secundário de educação.


Nestas primeiras candidaturas, o número de empresários previstos para a formação base é de 3.324 pessoas e para a formação avançada um total de 813.

Ambos os níveis têm uma duração de 125 horas, distribuídas por um período máximo de 8 meses.

Lusa

atualizado em Sexta, 17 Setembro 2010 09:40